Guia completo de como abrir CNPJ
O primeiro passo para tirar sua empresa do papel é abrir CNPJ para ela
A decisão de abrir um CNPJ e ser o próprio chefe é, com certeza, um sonho para muitos brasileiros.
Entretanto, o sonho pode se transformar em um pesadelo quando o processo de abertura da empresa não é feito do jeito correto e seguindo todas as normas necessárias.
O que parece simples, como abrir um CNPJ, nem sempre é tão fácil de se resolver, principalmente quando o empreendedor decide colocar a mão na massa e abrir o seu próprio negócio sozinho.
Os famosos “eupresa” acabam assumindo mais responsabilidades do que conseguem cumprir e muitas das etapas importantes na hora de garantir a abertura da empresa de forma segura podem acabar sendo deixadas de lado e consequentemente oferecer perigo para a empresa no futuro.
Então, a fim de que esse não seja o seu caso, vamos explicar todos os passos para abrir o CNPJ da sua empresa com facilidade a seguir.
Quais documentos você precisa para abrir CNPJ?
Agora que você já entendeu como é importante seguir todas as normas e regras exigidas na hora de abrir a sua empresa, deixe anotado todos os documentos que serão pedidos na hora de abrir um CNPJ:
- RG (cópia autenticada);
- CPF (cópia simples);
- Certidão de casamento;
- Carteira do órgão regulamentador (depende do seguimento que sua empresa vai atuar, como OAB e CREA, por exemplo)
- Comprovante de endereço residencial (cópia simples);
- Última declaração do imposto de renda.
Além disso, os documentos da sua futura empresa também devem ser separados:
- Comprovante de endereço comercial da sede da empresa (cópia simples do documento);
- IPTU ou documento que conste a inscrição imobiliária ou indicação fiscal do imóvel sede da empresa;
- Atividades da empresa;
- Nome fantasia.
Com todos os documentos em mãos, chegou a hora de realmente abrir a sua empresa.
O que precisa ser feito para abrir o CNPJ da sua empresa?
Após organizar toda a documentação que citamos anteriormente, é o momento de colocar a mão na massa para ter o CNPJ da sua empresa aberto.
Importante frisar que a lista de documentos que apresentamos se refere à abertura de uma ME (microempresa) ou EPP (empresa de pequeno porte). Se o seu caso for outro tipo de empresa, fique ciente que novos documentos podem ser exigidos durante o processo de abertura do CNPJ.
Faça o contrato social
O contrato social é a certidão de nascimento da sua empresa. Com diversas informações sobre a empresa, principalmente dos sócios.
O contrato social é o primeiro passo, porque é um documento exigido nas etapas seguintes.
Crie o registro na junta comercial
Aqui é quando a sua empresa passa a existir e poder atuar de forma legal. O registro na junta comercial trata-se de uma certidão para o CNPJ do seu negócio.
A junta comercial vai te entregar também o NIRE, o Número de Identificação do Registro da Empresa, necessário para conseguir o CNPJ da sua empresa e, a partir disso, é possível abrir CNPJ do seu futuro negócio.
Como a Interativa Contabilidade pode ajudar você a abrir CNPJ facilmente?
Agora que você já entendeu como funciona todo o processo de abertura de empresa e como é para abrir o CNPJ do seu futuro negócio, deu para perceber que não é tão simples quanto parece e que ter um suporte especializado é a melhor opção, não é?
Até porque, com o suporte da Interativa, você pode focar na inauguração da sua empresa e todo tipo de necessidade necessária que precisa de você, enquanto a burocracia fica para a equipe de profissionais contábeis.
Clique aqui e confira como os especialistas da Interativa podem te ajudar!