Índice
ToggleVocê não sabe como emitir nota fiscal eletrônica? Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre
Foi em 2006 que a Receita Federal lançou a NFS-e. O projeto veio para facilitar a emissão de notas fiscais eletrônicas e otimizar tempo.
Desde então essa tecnologia vem sendo cada vez mais utilizada, porém, muitos empresários ainda possuem dúvidas sobre esse assunto.
Por isso, fizemos este conteúdo para você saber o passo a passo para emitir nota fiscal eletrônica.
Venha conosco.
Como funciona a NF de Serviços Eletrônica?
A Nota Fiscal Eletrônica trouxe agilidade para o processo de emissão de nota fiscal. A bola da vez, porém, é a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
Sua NFS-e deve ser emitida no portal da prefeitura onde o serviço será feito.
Quem deve emitir nota fiscal eletrônica de prestação de serviços?
Toda empresa e prestador de serviços autônomo precisa emitir nota fiscal. A emissão de nota fiscal eletrônica é necessária para que você comprove que paga seus impostos de maneira legal.
Como emitir nota fiscal eletrônica de prestação de serviço?
Antes de qualquer coisa, você precisa obter um Certificado Digital, possível conseguir por meio de empresas ligadas ao governo e uma autorização da Secretaria Estadual da Fazenda(SEFAZ) onde a empresa está inserida.
Tendo posse do registro e da autorização da SEFAZ, será necessário decidir qual empresa vai hospedar o software da NF-e. Embora disponibilizado pela prefeitura, você também pode contratar o serviço de empresas privadas, já que os preços de mercado sofrem variação conforme o número de notas emitidas e a hospedagem escolhida.
Veja agora o passo a passo:
1. Fazendo credenciamento
Visite o site da prefeitura de sua cidade e preencha o formulário de credenciamento. Lá você vai receber um protocolo para encaminhar-se à prefeitura com os seguintes documentos:
- CPF original;
- Protocolo de solicitação de credenciamento;
- Documento de identificação do representante legal da empresa.
Após feita a análise do formulário, você receberá um aviso via e-mail informando que sua senha está desbloqueada e você já poderá destravar o sistema para emitir nota fiscal eletrônica.
2. Acessando o sistema
Ao entrar no site da prefeitura, clique na opção de emissão de notas fiscais. Depois, você preencherá os campos obrigatórios: CPF ou CNPJ e a senha.
3. Emitindo nota fiscal eletrônica
Estes são os métodos de emissão para você escolher:
- Intermediação: preenchimento do CNPJ da empresa que prestou o serviço;
- Substituição: preenchimento do CNPJ do tomador, com o número da nota a ser substituída.
Definindo a atividade
Informe a atividade que sua empresa realiza, porque as próximas telas que você vai precisar acessar são personalizadas de acordo com seu ramo.
Dedução
Se você tiver selecionado na opção anterior “dedução para base de cálculo”, essa opção vai aparecer. O valor completo a ser abatido será deduzido de maneira automática da nota que você vai gerar.
Detalhamento
Detalhe o serviço que você realizou, com horas e valores.
Leia também:
- Certificado digital: entenda o que é e como obter
- Fidelização de clientes: 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa
- Principais documentos de uma empresa: Quais são?
Conte com a Interativa Contabilidade para Emitir nota fiscal eletrônica
A Interativa Contabilidade é uma empresa especializada em oferecer serviços para Prestadores de Serviços e auxiliar os clientes na emissão de notas fiscais, registro e armazenamento, para que todas as etapas sejam executadas corretamente e não haja problemas com o órgão tributário.
Não espere mais e entre em contato conosco hoje mesmo! Temos especialidade em contabilidade e carregamos o compromisso de entregar sempre o melhor para nossos clientes.
CLIQUE AQUI E FAÇA A EMISSÃO CORRETA DE SUAS NOTAS FISCAIS